quinta-feira, 4 de novembro de 2010

ARMAGEDOM Interview-2010 (PORTUGUÊS)


Entrevista feita com o Javier-Guitarra da ARMAGEDOM em Outubro-2010

VXPX-Ví que vocês estão atualmente trabalhando em novos sons para a realização de um novo disco já com o novo vocal!! O que você pode adiantar sobre isso ?? como estão ficando esses sons novos ? quais os temas escolhidos ? e o que tem em mente agora para esse próximo lançamento ?= que formato será? Etc....

ARAMGEDOM-Então Fofão, é difícil falar a respeito, temos o nosso estilo mas estamos buscando variar neste disco, umas mais rápidas outras nem tanto, o Mi palhetado em algumas, outras em tons mais altos, power chords, um novo vocal. Estamos muito contentes com o resultado até agora e isso é o principal. Sinceridade e vontade de criar nos sons, é isso que buscamos agora e sempre!!! Os temas não mudam muito, sons a respeito de desesperança, degradação do planeta e da humanidade. Esperamos lançar em CD e vinil como nos últimos discos que temos feito.


VXPX-Uma coisa que conversávamos aqui no passado com amigos que gostavam da ARMAGEDOM era que a banda representava um certo “paradoxo” no tempo....tipo,era uma banda totalmente anos 80 no jeito de ser,de gravar,de compor,mas ao mesmo tempo a ARMAGEDOM para nós sempre esteve a anos luz de sua época...”O final mais próximo que sua imaginação pode alcançar...” sempre foi uma frase muito forte e que representava muito bem essa força do trabalho que ARMAGEDOM sempre fez...
Por exemplo,a música “GRITOS DE DOR” escrita em 1986 continua explicitamente “verdadeira” e “real”.....como um assunto tão antigo e um som tão antigo pode ser tão atual e tristemente forte ao mesmo tempo.....como você se sente ou o que você pensa quando vê que uma música escrita a mais de 20 anos continua refletindo explicitamente uma realidade que nunca mudou ??

ARMAGEDOM-É triste ver que algumas coisas não mudam e pelo visto pioram com o tempo. Este som foi um reflexo do que víamos na época e pouco mudou desde então. É uma triste realidade que acompanha não somente o nosso país mas a humanidade em geral. De uns tempos para cá começamos a ter composições mais abrangentes porque as desgraças vão além dos países e também parecem ficar piores com o tempo.

VXPX-A banda começou em 1984,fez uma pausa entre 1992 a 1998 ,se não me falha a memória....o que você dizer a respeito das diferenças no meio alternativo da época em que começaram e os dias atuais ? em relação às dificuldades e até mesmo o que ficou melhor ou mais tranqüilo em termos de se fazer parte de uma banda alternativa no Brasil ?

ARMAGEDOM-Essa voce também pode responder eheh!!! Bom, em termos de condições como equipamentos bons, acesso a estudios, boas gravações e contatos no mundo, posso dizer que melhorou muito. Não dá para comparar as condições de hoje em dia com aquela época, era tudo muito difícil. Hoje em dia ter uma banda é muito, muito fácil. Talvez daí venha o lado ruim, como é muito fácil ter os instrumentos, juntar uma galera e fazer um som me parece que o pessoal não tem mais a vontade que nos movia na época e nos move ainda hoje. Parece que muita gente hoje em dia vê uma banda alternativa com mais um passatempo assim com um videogame novo ou um computador. Para nós é muito mais do que isso, é uma forma de expressarmos nossos pensamentos e criarmos algo coletivamente que reflete um pouco da cada um da banda. Este tipo de sentimento parece que está mais fraco hoje em dia mas não quero generalizar, tem muitas novas bandas com muita vontade independentemente de fazer sucesso ou ganhar uma grana.

VXPX-Poucas bandas punks ou hardcore do Brasil tiveram essa pegada mais “européia” no jeito de compor nos anos 80 e com essas temáticas mais caóticas e com narrativas de guerra,desesperança,além da ARMAGEDOM,apenas a LOBOTOMIA(no inicio),a SKARNIO e a OLHO SECO....
Você lembra quando ,como e qual foi o primeiro disco do DISCHARGE por exemplo que vocês ouviram??

ARMAGEDOM-Eh, eh, acho que foi em 80/81. Eu ouvi Discharge em uma fita cassete que um amigo me emprestou. Era uma coletanea do Fabio (punk rock discos) que tinha o EP Realities of War e que realmente foi uma paulada na minha cabeça!!! A partir desse disco eu e o Ricardo entendemos que aquele som era muita foda e muito além do resto. Outras bandas fudidas vieram na seqüência como o Disorder, GBH, Riistetyt, Kaaos, Chaos Uk, Eu´s Arse, Chaos Z e o estrago estava feito!!! Com essas bandas como referência só poderíamos tocar do jeito que tocamos eheh!!!

VXPX--Eu me lembro perfeitamente quando eu e o Mingau(DEATH FROM ABOVE) escrevemos cartas para o Javier em 1998 na esperança de achá-lo e descobrir mais informações sobre a banda e tals....nessa agente se trombou numa gig com bandas do Brazil todo em Goiânia e no andar da carruagem ainda tivemos a oportunidade de tocar numa jam session com o Javier na Guitarra e vocal,Mingau no baixo e eu (Fofão) na bateria!! Executando vários clássicos da ARMAGEDOM naquele show louco!! (show meio desorganizado,aparelhagem ruim,etc...)
Javier,o que você assimilou de tudo aquilo e até mesmo de toda as informações que agente tinha da “fama” e do respeito da ARMAGEDOM nos 4 cantos do mundo??
Na época você fazia idéia de que a ARMAGEDOM era tão conhecida e respeitada no exterior?? E tão amada entre a (na época) “nova geração” de punks brasileiros ???

ARMAGEDOM-Foi uma surpresa para mim ver como a cena havia mudado, se espalhado e como encontramos vários amigos pelo mundo todo. Eu não imaginava e quando contei para os caras da banda ele também não tinham idéia a respeito. Foi algo muito importante e legal para todos nós da banda. Agora em outubro tocamos no Rio Grande do Sul e o pessoal foi foda, um show do cacete! Essa receptividade no Brasil e no mundo com certeza é muito gratificante para todos da banda!

VXPX-Esta é a terceira vez em que a banda troca de vocalista...vocês não acham que a mudança de vocal pode mudar “muito” o trabalho da banda?
Eu assisti os vídeos com o novo vocalsita o Thrash,achei da hora e o cara tem presença de palco também...o que é ótimo!
Como está o processo com ele agora na banda? Em termos de ensaio,repassar sons antigos também,etc.....

ARMAGEDOM-Com certeza muda mas é isso que queremos!!! A banda não é estática, queremos idéias novas que se encaixam no nosso estilo. Isso aconteceu com a entrada do Claudinei no baixo que trouxe muito, muito para a banda. Ele é o mais músico de todos e isso é legal em uma banda, a troca de idéias. Somos uma banda (ou bando!) de amigos e as músicas são feitas em grupo. Pode demorar um pouco mais para compor mas o resultado é único porque envolveu o grupo todo. A música final sempre é diferente da idéia inicial e isso é algo muito legal que temos na banda, a participação de todos.

VXPX-A banda concretizou duas tours na Europa...diga-nos como foram essas experiências...alguns momentos especiais que sempre vão lembrar...etc....

ARMAGEDOM-As duas tours foram muito melhores do que esperávamos, com certeza foram experiências incríveis. Pessoas que vinham falar conosco a respeito de quando e como conheceram o Armagedom, teve um cara da Polonia que nos disse que foi a primeira banda que ouviu em um cassete com o Silencio Funebre, outros que conheceram a banda nos anos 80, pessoal de bandas que nos conhecem a muito tempo, foi muito legal. O pessoal da Finlandia nas duas tours nos recebeu muito bem, rep Tcheca, Alemanha, Holanda, Polonia, Austria, Italia foram muito legais. Foi tão intenso que é difícil falar de um momento só. Tivemos muitos shows que pensamos que não iriam ser muito fortes por causa do dia (segunda feira por exemplo) ou da cidade (pequena) mas tivemos sempre ótimas surpresas com a recepção. Eu posso comentar a respeito de vários shows especiais mas as tours foram muito boas, difícil mencionar um só momento.

VXPX-E qual são suas expectativas para esse show no Distrito Federal ?
Sendo que é a primeira vez que a banda se apresenta em terras candangas....

ARMAGEDOM-Eh, eh, acho que vair ser foda esse show, vamos com certeza entrar para arrebentar e tenho certeza de que o pessoal que gosta da banda irá curtir esse show!! Estou com uma alta expectativa, Brasilia é um dos maiores pólos de punk/hardcore do Brasil e vamos fazer o nosso melhor nesse show, pode ter certeza!!!

VXPX-Então é isso,espero que tenham gostado das perguntas pois tentei ao máximo fugir do “convencional” e desse papo furado de “quando a banda começou?” “qual é a formação?” e bla bla bla....hehehehe.....deixo aqui o espaço para complementarem com o que quiserem...novidades,mensagens....
É isso aí e valeu !!!!

ARMAGEDOM-Valeu Fofão, voce é brother da banda eheh!!! Deixo aqui os contatos para quem quiser trocar uma idéia:
email: armagedom@hotmail.com
web: www.armagedom.org
myspace: www.myspace.com/armagedom

Valeu e nos vemos em dezembro!!

Nenhum comentário: